../app-home/api-modulos/noticias/img/171233/DSC_3654.JPG

Hospital Padre Libério agora conta com serviços de um médico horizontal

Aumento na demanda por atendimentos pediátricos motivou a implantação

O Hospital Padre Libério está contando, desde o dia 1º de maio, com o serviço do médico horizontal. A iniciativa é inédita no setor de pediatria da rede municipal, e contribuirá para a melhora nos atendimentos no HPL, principalmente com o aumento da demanda com a chegada da época de frio e seca.

A decisão da Secretaria Municipal de Saúde de implantar o serviço no HPL tem a ver com o recente aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, tanto no HPL quanto na UPA 24H. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, um aumento de cerca de 38% já pôde ser verificado pela pasta desde o começo deste ano. Em janeiro, segundo dados da própria Secretaria, 5.841 pessoas procuraram a UPA 24H, enquanto 1.175 procuraram o HPL. Em fevereiro, foram, respectivamente, 6.101 e 2.099. Já em março, o número saltou para 6.896 e 3.018, respectivamente.

“Além de moradores de Pará de Minas, pessoas de municípios vizinhos têm buscado atendimento em nossa rede. Com base nisso, seguindo o exemplo do que já era adotado na UPA 24H, resolvemos colocar também no Hospital Padre Libério o médico horizontal. Ele poderá cuidar do paciente em observação, fazendo a evolução dele para a alta ou para a transferência hospitalar”, diz Wagner.

Segundo o Secretário, a proposta de implantação do médico horizontal no HPL foi prontamente aceita pelo Diretor Técnico da UPA 24H, Marcelo Saldanha, e pela Médica Pediatra Divana Teixeira, que assumirá o posto de médica horizontal no HPL. “A UPA de Pará de Minas recebe hoje o mesmo número de pacientes que a de Divinópolis, que é uma cidade 2,5 vezes maior. Então, são necessários estudos constantes para que o Município dê conta dessa demanda”, completa.

O Diretor Técnico da UPA 24H, Marcelo Saldanha, afirma que já trabalha com o serviço do médico horizontal na UPA há quatro anos. Para ele, é muito importante que a pediatria também esteja amparada por esse profissional. “Devido ao aumento nos atendimentos, expusemos essa necessidade em uma reunião. O médico horizontal é capaz de identificar os casos mais graves, podendo definir se a criança precisa ir a um CTI, por exemplo”, explica.

De acordo com o Diretor Técnico da UPA, a Dra. Divana é uma das médicas pediatras mais experientes da região. Mesmo quando não estiver no hospital, ela estará disponível para conversar através de mensagens ou mesmo para realizar videochamadas que auxiliem a equipe do HPL. “Tenho certeza que ela topou o desafio por acreditar que a equipe à disposição aqui é de uma qualidade técnica muito grande. Percebemos que há uma eficiência total e, agora com o médico horizontal, a equipe está completa”, reforça.

O médico horizontal chega para uniformizar os atendimentos, já que os médicos plantonistas têm escalas diferenciadas de trabalho, e o horizontal pode realizar visitas diárias às crianças em observação, como ressalta a Dra. Divana Teixeira. “O médico de plantão faz sempre o primeiro atendimento da urgência, em uma espécie de semi-internação. Já o horizontal, por estar constantemente em contato com os pacientes, pode estabelecer um padrão nos protocolos de atendimento. É um benefício a mais que a administração está oferecendo à população”, acrescenta a Pediatra.