../app-home/api-modulos/noticias/img/171232/DSC_4099.JPG

1ª Sempat chama a atenção para a prevenção aos acidentes e o cuidado com a saúde no trabalho

Evento para servidores foi realizado em três dias, e teve diversas palestras na programação

A 1ª Sempat – Semana Municipal de Prevenção a Acidentes no Trabalho, promovida pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de maio, no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho. O evento teve o objetivo de trazer novidades e possíveis soluções para evitar acidentes de trabalho, além de chamar a atenção para outras situações que possam causar um mal-estar no ambiente de trabalho.

Nos encontros, foram realizadas palestras sobre diferentes temas, envolvendo não só a prevenção a acidentes físicos, mas também cuidados com a saúde mental. Durante a manhã e a tarde, o público inscrito assistiu a palestras de Alexandre dos Santos Evangelista (Primeiro-Sargento da Reserva do Corpo de Bombeiros Militar e Instrutor de Proteção e Treinamentos), Marco Vinícios Silva (Psicólogo e Referência Técnica do Serviço de Assistência à Saúde do Trabalhador), Mariana Teixeira (Psicóloga e Coordenadora do CAPS AD), do Capitão Edson Cecílio da Silva (Comandante da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil), Erika Fabiane Gonçalves Afonso (Nutricionista da Vigilância Alimentar e Nutricional), Marina Saraiva (Psicóloga e Coordenadora da Rede de Saúde Mental), Silvana de Fátima Pinto (Referência Municipal do Programa de Controle do Tabagismo) e Joelmir Ramos (Engenheiro de Segurança do Trabalho).

“Entendemos que é fundamental ter um ambiente saudável, para podermos desenvolver nossas funções e vivermos melhor”, afirma o Secretário Municipal de Gestão Pública, Sérgio Marinho. Ele destacou o fato de ser a primeira vez em que um evento como esse é realizado pela Prefeitura, o que demonstra a preocupação da gestão com o bem-estar dos servidores.

Mariana Teixeira, Psicóloga e Coordenadora do CAPS AD, que foi uma das palestrantes, diz que uma das razões para a promoção da Sempat é o grande número de afastamentos do trabalho por causa de adoecimento mental. “A Sempat foi pensada a partir desses dados. Eu, como psicóloga, vim falar sobre ‘trabalho e potência de vida’. Sobre como tratar do mal-estar que se apresenta no cotidiano do ambiente de trabalho, que provoca problemas nas relações sociais e no desempenho das funções. Foi muito bom discutir essas questões e ter essa troca com os servidores”, explica Mariana.

Larissa Melo, Diretora do CMEI Professora Maria Constança Torres, foi uma das servidoras que acompanharam a programação do evento. Para ela, é importante que os servidores e a população em geral tenham acesso a dicas e orientações sobre como evitar acidentes e doenças no trabalho. “Temos de nos esforçar para promover um ambiente mais seguro, com mais qualidade, reduzindo ao máximo os problemas que possam nos afastar do trabalho”, opina Larissa.

Outra servidora presente à Sempat, Fernanda de Faria, Psicóloga no CRAS Augusto de Oliveira Duarte, ressalta a necessidade de atenção aos problemas no trabalho para que os servidores possam prestar um serviço de qualidade à população. “É importante que haja um cuidado com quem cuida. O evento foi ótimo, com muito conhecimento e reflexões, abordando a saúde integral do trabalhador”, pontua Fernanda.