../app-home/api-modulos/noticias/img/171227/WhatsApp Image 2023-04-23 at 20.32.49.jpeg

37ª Cavalgada mantém a tradição com três dias de programação variada

Público aproveitou as atrações no Chicão e o desfile pelas ruas

A 37ª Cavalgada de Pará de Minas, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, e pelo empresário Márcio Batista (Bá), levou um grande público ao Chicão e às principais vias de Pará de Minas. Durante os três dias do evento, a população pôde acompanhar uma programação diversificada, que reforçou a tradição da Cavalgada em Pará de Minas e atraiu pessoas de toda a região para a cidade.

O primeiro dia da Cavalgada, na sexta-feira (21), contou com várias atrações no Chicão. Além de shows de artistas da região, o público pôde aproveitar a Churrascada Artesanal e conferir a abertura da 2ª Copa Chicão de Três Tambores.

Fábio Meller foi um dos artistas que se apresentaram na sexta. Ele, que esteve em muitas edições recentes da Cavalgada, elogiou o evento. Além da famosa moda de viola, seu repertório contou com outros estilos, como samba e pop. “É uma festa bonita, que está cada vez melhor. Para agradar a todos, buscamos tocar outros tipos de música, já que temos aqui todo tipo de gente”, afirmou.

Além de Fábio Meller, estiveram no palco Lucas Deco e Juninho Oliveira. A dupla Bilionnário e Batista Faria, cover de Milionário e José Rico, também fez uma curta apresentação.

No sábado (22), segunda dia da Cavalgada, a final da 2ª Copa Chicão de Três Tambores levou um grande público às arquibancadas da arena de provas. A competição foi dividida em cinco categorias, todas com premiações aos melhores colocados: Rodeio Mirim, Rodeio Jovem Masculino, Rodeio Jovem Feminino, Rodeio Masculino e Rodeio Feminino.

Segundo o empresário Márcio Batista, o conhecido Bá, realizador do evento, a competição contou com a participação de cerca de 80 atletas e 120 animais. Uma das vencedoras do torneio foi sua filha, Bárbara Villani, 8 anos, a Bazinha, sagrada campeã da categoria Rodeio Mirim. “Essa arena pulsa como se fosse um coração. Temos hoje aqui os maiores campeões do estado e um dos melhores locutores de rodeio do Brasil. A sensação é muito boa para nós, que convivemos com cavalos desde criança, participando das Cavalgadas em Pará de Minas”, ressaltou Bá.

A pequena Bazinha, campeã da categoria Rodeio Mirim, começou a praticar a prova dos três tambores aos 2 anos de idade, e já faturou a prova em outras arenas mineiras, como na Divina Expô, em Divinópolis. Para ela, o segredo é treinar bastante, preparar-se bem e ter muita concentração durante a prova. “Sou muito grata às minhas éguas, à minha família e a meu treinador. Treinamos duas vezes por semana para que eu chegasse preparada para essa prova e pudesse ser a campeã”, disse Bazinha.

A noite de sábado teve ainda os shows do DJ Goga e das duplas sertanejas Nando e Fernando e Diego e Victor Hugo.

No domingo (23), um grande desfile de amazonas e cavaleiros pelas ruas de Pará de Minas foi o ponto alto do último dia da Cavalgada. Após o retorno dos participantes ao Chicão, a festa continuou com premiações e shows de Jan Carvalho e Edmar e Josimar.

A Cavalgada foi um sucesso total, segundo o Prefeito Elias Diniz. O objetivo, de acordo com ele, é promover a cultura e resgatar as raízes. “Ficamos felizes por ver que a população preserva nossa tradição. Estamos dando continuidade para que as pessoas possam seguir prestigiando esse grande evento, que é modelo para toda Minas Gerais”, afirmou o Prefeito.

Para a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, foi emocionante ver a movimentação em torno do desfile. Ela destacou também o impacto econômico do evento, não só nos dias da festa, mas também nos que a antecederam, com a grande movimentação do comércio de acessórios típicos, como botas e chapéus. “É maravilhoso poder encerrar com esse desfile. Além das pessoas em seus cavalos, tivemos várias outras participando na Avenida Presidente Vargas. Gratidão a toda a equipe que trabalhou e a todos os parceiros que contribuíram para a realização de mais uma Cavalgada”, completou a Secretária.

Clique aqui para conferir as fotos dos três dias de Cavalgada.