../app-home/api-modulos/noticias/img/171226/WhatsApp Image 2023-04-17 at 16.17.58.jpeg

Reunião na Prefeitura trata da instalação de polo da UFV em Pará de Minas

Deputados Federais e representantes de diversos setores discutiram projeto com o Prefeito Elias Diniz

O Prefeito Elias Diniz recebeu em seu gabinete, na manhã da última segunda-feira (17), os Deputados Federais Domingos Sávio e Reginaldo Lopes, o Diretor-Geral do Campus da UFV em Florestal, Professor Antônio Cezar Pereira Calil, o Presidente da Câmara Municipal, Márcio Lara, e os vereadores Irene Melo Franco e Dilé. O objetivo da reunião foi tratar da instalação de um polo do campus da UFV de Florestal em Pará de Minas.

Também estiveram presentes o Vice-Prefeito, Paulo Francisdale, a Secretária Municipal de Educação, Marluce de Souza Pinto Coelho, o Presidente da Ascipam, Evandro de Oliveira Silva, o Presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas, Ildes Pacheco, e representantes do Grupo Mais, Observatório Social, CREA e do Grupo Novo Oeste.

Durante o encontro, o Prefeito Elias Diniz solicitou aos parlamentares a defesa, junto ao governo federal, do projeto de instalação do polo aqui na cidade. Sua proposta é que ele seja instalado no prédio da antiga Unincor, no bairro João Paulo II, oferecendo, inicialmente, cursos de engenharia, dentre os quais Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Agronômica.

Para o Prefeito, Pará de Minas reúne as condições adequadas para receber o polo da UFV. Além da estrutura, ele destacou o potencial das empresas da cidade para trabalharem junto aos alunos e captarem mão de obra qualificada, em setores como o agronegócio e a aviação. “O prédio da antiga Unincor já está em reforma. Se o Ministro da Educação (Camilo Santana) e a Universidade derem a autorização, estaremos preparados para dar início às atividades no segundo semestre. No entanto, temos de respeitar os trâmites legais, pois trata-se de uma situação complexa”, explicou o Prefeito.

As engenharias são fundamentais como suporte para a construção de uma nova indústria para o Brasil no século XXI, de acordo com o Deputado Federal Reginaldo Lopes, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. Ele acredita que a instalação é possível, e afirma que todos os esforços para isso estão sendo feitos. “Acho que é um grande acerto esta busca por trazer um polo da UFV para Pará de Minas, com vocação para os cursos de engenharia. O Brasil precisa de mais engenheiros, e vamos trabalhar nesse sentido, fazendo um bom planejamento em conjunto”, ressaltou Reginaldo Lopes.

A união de esforços em prol da implantação da Universidade Federal em Pará de Minas também foi enaltecida pelo Deputado Federal Domingos Sávio. Para ele, a cidade é o local mais adequado no momento para receber cursos de engenharia. “A causa envolve toda a região, que será beneficiada com a chegada desse novo polo. Por isso, é necessário que haja o engajamento de todos os setores e partidos. Tenho muita fé nesse projeto e acredito que com essa união nós teremos sucesso e promoveremos o desenvolvimento regional, com impacto a nível estadual”, afirmou Domingos Sávio.

Segundo o Diretor-Geral da UFV-Florestal, professor Antônio Cezar Calil, uma universidade deve estar sempre pronta para ouvir a sociedade, atendendo a suas demandas. “Esse é um justo e importante pleito. E nosso papel é trabalhar em projetos realistas, que tenham um vínculo forte com o desenvolvimento regional. Vamos tentar agilizar o máximo possível, para que esse projeto se torne realidade em breve”, pontuou o Diretor-Geral.

O Prefeito Elias Diniz ainda pediu a Domingos Sávio e a Reginaldo Lopes que apoiem, junto ao governo estadual, sua solicitação de cessão ao Município de parte do terreno e do prédio pertencente ao DER, localizado no bairro Vila Ferreira. Considerando que grande parte do imóvel encontra-se ociosa, o Prefeito almeja a instalação de parte do setor administrativo da Secretaria de Obras e Infraestrutura no local. Outra demanda apresentada aos parlamentares foi a desafetação do trecho da Rodovia Federal BR-352, situado no perímetro urbano de Pará de Minas. Os deputados endossaram os pedidos feito por Elias Diniz, assinando ofícios a serem encaminhados pela Prefeitura ao Governador Romeu Zema e ao Diretor-Geral do DER, Rodrigo Rodrigues Tavares.

Após a reunião no gabinete, parte dos presentes acompanharam o Prefeito Elias Diniz até o Chicão e o prédio da Unincor para uma visita e análise dos locais.