../app-home/api-modulos/noticias/img/171223/340633564_1283023635958931_7371520040751276555_n.jpg

Pará de Minas sedia 1º Campeonato Pan-Americano de Badminton para Surdos

 

Cinco países participarão da competição

 

Pará de Minas sediará, entre os dias 13 e 16 de Abril, o 1º Campeonato Pan-Americano de Badminton para Surdos, evento realizado pela Organização Pan-Americana Desportiva de Surdos (PANAMDES), em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). A competição tem o apoio da Prefeitura de Pará Minas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo.

A cerimônia de abertura do 1º Campeonato Pan-americano de Badminton para Surdos acontece nesta sexta-feira (14), às 9 horas, no ginásio poliesportivo do Colégio Sagrado Coração de Maria, onde iniciarão oficialmente os jogos. A competição contará com a participação de aproximadamente 30 atletas, distribuídos entre Brasil, Chile, Equador, Estados Unidos e Paraguai.

Para o Vice-Prefeito e Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Paulo Francisdale, é um momento histórico para a cidade. “Primeiro que estamos falando de um evento internacional, com um formato um pouco menor, mas já preparando a cidade para o mundial, que acontecerá aqui, em julho. Além da promoção da cidade e dos valores do esporte com foco na inclusão, vamos mostrar a grandiosidade de Pará de Minas e que nós valorizamos o esporte para todos”, afirmou.

Segundo a presidente da CBDS, Diana Kyosen, Pará de Minas foi escolhida devido à cidade trabalhar com responsabilidade todas as questões de acessibilidade e inclusão por meio do esporte. “Agradeço ao Prefeito, ao Vice-Prefeito e Secretário de Esporte, e a toda sua equipe. Graças a essa parceria com a Prefeitura, realizaremos este evento de nível internacional, e conseguiremos também trazer outros campeonatos grandiosos para a cidade. Em maio, teremos a 1ª etapa do Circuito Nacional de Vôlei de Praia e a Copa Sudeste de Futsal. E em julho, teremos o mundial de Badminton. Será outro evento internacional que mostrará a cidade de Pará de Minas para o mundo, dando uma visibilidade muito grande ao trabalho de inclusão por meio do esporte”, ressaltou a presidente da CBDS.

“Por muito tempo não tínhamos eventos de alto nível na cidade, e eu sempre quis que Pará de Minas pudesse sediar eventos dessa magnitude. Então, levei até a CBDS a proposta e tive uma abertura muito grande, tanto por parte da CBDS quanto da Prefeitura, que entenderam a importância do esporte e da inclusão. É a primeira vez na história que teremos um evento como esse na cidade, e agradecemos à Prefeitura pela parceria e apoio, tanto com a FMDS quanto com a CBDS”, destacou o presidente da Federação Mineira de Desportos de Surdos (FMDS), Gabriel Hovelacque de Faria.

A cidade também sediou, durante os dias 10 e 16 de abril, o curso de Arbitragem de Badminton, oferecido pela Federação Desportiva de Badminton de Minas Gerais (FDB-MG), em parceria com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) e a Prefeitura de Pará de Minas.

Compartilhar notícia