../app-home/api-modulos/noticias/img/171187/WhatsApp Image 2023-01-09 at 20.49.59.jpeg

Ato solene apresenta aspirantes à GCM

Durante o evento, foi celebrado convênio com a Prefeitura de Serrania, para a formação de agentes do Município

No final da tarde desta segunda, 9, no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz - Chicão, foi realizado ato solene para a apresentação dos 23 aspirantes à Guarda Civil Municipal de Pará de Minas e de cinco integrantes da GCM do município de Serrania. Todos eles estão passando pelo curso promovido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil de Pará de Minas.

Além do Prefeito Elias Diniz, participaram do evento vereadores, secretários municipais, o Assessor de Defesa Social, Tenente Coronel Fábio Luiz Souza, o Comandante da GCM, Moacir Souza, o Diretor da Penitenciária Pio Canedo, Marcelo Barbosa, representantes da Polícia Militar e das Guardas Civis de Nova Serrana e Contagem. Também marcaram presença o Prefeito de Serrania, Luiz Gonzaga Ribeiro Neto, representantes de entidades da sociedade civil e empresários.

Ao final da cerimônia, a missão multifinalitária da Guarda Civil Municipal foi destacada pelo Prefeito como um grande avanço em Pará de Minas. Segundo ele, ao atuarem na prevenção da violência e criminalidade, na vigilância do patrimônio, no ordenamento do trânsito, na patrulha escolar e na proteção do meio ambiente, os agentes da GCM terão um papel fundamental para a segurança pública no Município. “A Guarda Civil é um sonho antigo da população, que terá ainda mais qualidade de vida e mais segurança”, afirmou. O Comandante Moacir Souza lembrou que a Guarda Civil irá trabalhar de forma integrada com os outros órgãos de segurança pública, em conformidade com a legislação, contribuindo para a pacificação social e a prevenção da criminalidade.

À frente da Assessoria de Defesa Social, órgão ao qual a Guarda Civil é subordinado, o Tenente Coronel Fábio Santos destacou a importância capacitação conjuntas dos agentes dos dois municípios. “Estamos assumindo a responsabilidade de, além de formar os Guardas Civis de Pará de Minas, de preparar também os cinco agentes de Serrania, de acordo com um termo de cooperação celebrado entre os dois municípios.  Isso é muito importante para estreitar os laços entre os dois municípios e, principalmente, para fazer crescer o nome do nosso Centro de Formação da Guarda Municipal de Pará de Minas, que já desde o seu nascedouro exporta conhecimento para outras cidades do estado, dando mostras de sua competência”, ressaltou o Assessor.

Presente à solenidade, o Prefeito de Serrania, Luiz Gonzaga Ribeiro Neto, contou que  os agentes da Guarda Civil do município já haviam tomado posse sem, contudo, passarem pelo curso de formação. “Avaliamos e vimos a seriedade do trabalho realizado em Pará de Minas, a competência e o renome dos profissionais que aqui ofertariam o curso e optamos por ele. Posso dizer a todos que tomamos a decisão correta porque o nível da equipe da Prefeitura de Pará de Minas é excelente”, finalizou.