../app-home/api-modulos/noticias/img/171185/WhatsApp Image 2023-01-09 at 11.36.55.jpeg

Banco de Alimentos beneficia famílias e entidades em Pará de Minas

Iniciativa busca evitar desperdício e reduzir insegurança alimentar

Na manhã do dia 28 de dezembro, o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, apresentou o Programa Banco de Alimentos à imprensa e a parceiros. O evento foi realizado na Unidade Produtiva de Alimentos, localizada no bairro Walter Martins. Implementado há cerca de dois meses e meio, o programa será ampliado após a recente aprovação de uma lei municipal que o institui em Pará de Minas.

A ideia do programa é que alimentos que seriam descartados, mas ainda têm condições de serem consumidos, possam ser aproveitados por entidades socioassistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com Flávio Medina, o Banco de Alimentos tem como objetivos verificar onde há insegurança alimentar, combater o desperdício e fortalecer a solidariedade no Município.

“Temos estabelecimentos comerciais parceiros, onde os alimentos podem ser recolhidos e, em seguida, distribuídos às pessoas que necessitam”, explica o Secretário. De acordo com ele, a Secretaria pretende conseguir, gradativamente, mais parceiros para o programa, ampliando a oferta de alimentos à população. “Os empresários interessados em fazer uma parceria podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Nós alinharemos uma estratégia, já com a lei aprovada pelo Município, para buscar um avanço no programa”, afirma.

Durante a primeira fase do Banco de Alimentos, comunidades terapêuticas têm sido assistidas pelo programa. Fernando Lúcio Silva, Presidente da Fazendinha Divina Misericórdia, é um dos parceiros da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social no Banco de Alimentos. A Fazendinha Divina Misericórdia é uma das entidades contempladas pelo programa, e recebe alimentos diariamente. “Temos hoje 25 internos, que fazem quatro refeições por dia. Então, os alimentos entregues pela Secretaria nos ajudam muito. Além disso, devido à localização da nossa instituição, na zona rural, as entregas facilitam e trazem economia”, diz Fernando.

O Banco de Alimentos tem como alvo, além das instituições, famílias cadastradas no CadÚnico. Porém, caso a Secretaria verifique a existência de famílias em situação de vulnerabilidade social que possam ser contempladas mas não estejam cadastradas, essas também poderão receber alimentos do Banco.

O balanço inicial do programa é positivo, de acordo com Flávio Medina. “Até o dia 28 de dezembro, haviam sido entregues 2.500 quilos de alimentos, mesmo com nossa equipe reduzida. São alimentos que iriam para o lixo, mas foram reaproveitados e puderam beneficiar várias pessoas”, completa o Secretário.