../app-home/api-modulos/noticias/img/171184/WhatsApp Image 2023-01-09 at 12.41.50.jpeg

Folia de Reis encerra Natal Luz em Pará de Minas

Seguindo a tradição, festa celebrou a jornada dos três reis magos para a visitação ao Menino Jesus, após seu nascimento

Cultura, tradição e fé marcaram o Dia de Reis em Pará de Minas, na manhã do último sábado, 7. O evento celebrado pela igreja como a solenidade da Epifania do Senhor contou com a participação da Folia de Reis Estrela da Guia, de São José da Varginha, que visitou os presépios montados na Escola de Artes, na Praça Torquato de Almeida e na Casa da Cultura.

A comemoração da jornada dos três reis magos rumo à visitação do Menino Jesus foi iniciada na Escola de Artes, onde os integrantes reverenciaram, com cânticos e danças, a natividade recriada em presépio de cerâmica pelo artista Sica. De lá, em cortejo, os integrantes da Folia Estrela da Guia acompanhados pela Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, o Gerente da Escola de Artes, Samuel Lopes, o Presidente do Conselho Municipal de Turismo, Sérgio Claret, a representante do grupo de matriz africana Dandara, Cida Penha, João Batista e admiradores das folias, seguiram em direção aos outros dois presépios.

Após apresentação na Praça Torquato de Almeida, os integrantes do grupo Estrela Guia finalizaram a celebração do Dia dos Reis junto ao Belém Monumental. A apresentação, marcou o encerramento da visitação ao grandioso presépio montado pelo artista João Batista Leite que, de novembro do ano passado ao início deste mês, foi apreciado por quase 10 mil pessoas.

Para a Secretária Andréia Xavier Paulino, a celebração que encerrou o Natal Luz em Pará de Minas, cumpriu seu objetivo de preservar e valorizar a tradição das folias no Município. Para o próximo ano, ela pretende ampliar a participação de outros grupos nos festejos do Dia de Santos Reis. “Não podemos deixar morrer essa tradição, cujo maior sentido é celebrar o nascimento do Menino Jesus e mostrar que ele está vivo entre nós”, afirmou.

“É muito bonito as pessoas nas ruas, vendo a folia passar. Essa é uma tradição de pelo menos 300 anos que deve ser preservada. A adoração aos Reis Magos, que representa o reconhecimento de todo o povo a Jesus, aquele que é o Príncipe da Paz e que deve sempre reinar”, destacou Samuel Lopes.

A transmissão da tradição das folias para as crianças foi lembrada pelo Coordenador da Folia de Reis Estrela da Guia, Júnio Teodoro dos Reis como fundamental para a preservação da festa. “Não podemos esquecer desta festa e do Menino Jesus, que está sempre à nossa frente”, ressaltou.

Falando sobre a importância da celebração da Folia de Reis para a preservação da tradição em Pará de Minas, a representante do Grupo Dandara, Cida Penha, destacou que essa festa do louvor do nascimento do Menino Jesus deve ser conservada. Ela revelou, inclusive, que está surgindo na cidade um novo grupo que vai se dedicar a esse trabalho, a partir do próximo ano.