Dois projetos assistenciais voltados aos idosos da Cidade Ozanan são apresentados à população
Recursos para os projetos foram obtidos por meio do Fundo Municipal do Idoso
Na tarde da última quinta-feira (1), na Cidade Ozanan, a direção da instituição apresentou dois projetos que serão executados em favor dos idosos que assiste. Viabilizados por recursos do Fundo Municipal do Idoso (Fumid) advindos de doações do Imposto de Renda, eles têm o objetivo de promover a saúde física, mental, emocional, o bem-estar e a autoestima dos residentes na Instituição de Longa Permanência para Idosos. O primeiro deles, “Acordar Sênior com Saúde, Arte e Movimento”, recebeu o aporte de R$ 281.420,00. O segundo, “Banho de Cuidados”, será colocado em prática graças ao recebimento de R$ 286.100,00 do Fumid. Nesses projetos, além do custeio dos recursos humanos para as atividades, foram contempladas a aquisição de um transformador, de um novo padrão de energia elétrica e a perfuração de um poço artesiano.
Flávio Medina, Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, destacou a importância da destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais, ressaltando que a pasta acompanha de perto a execução dos projetos. “Agradeço àqueles que acreditaram na transparência do setor público, e aproveito a oportunidade para pedir, às pessoas que ainda não doaram, que o façam da próxima vez. Temos na Secretaria uma comissão responsável por monitorar os projetos, avaliando a prestação de contas deles e repassando as informações aos respectivos conselhos municipais”, disse o Secretário.
Lêda Gonçalves, Presidente da Cidade Ozanan, também enfatizou a importância dos recursos para a realização de projetos como os apresentados. Ela explicou do que se tratam eles. “O ‘Acordar Sênior com Saúde, Arte e Movimento’ serve para valorizar o idoso. São atividades físicas durante todo o dia, para que eles não fiquem apenas sentados ou deitados esperando a hora de comer ou dormir. Isso é movimento. É vida. Já o ‘Banho de Cuidados’ é voltado ao cuidado com a aparência e o bem-estar dos idosos, trazendo autoestima a eles”, afirmou a Presidente da instituição.
Os recursos obtidos para os projetos também servirão para sanar problemas antigos existentes na Cidade Ozanan. “O transformador e o padrão de energia nossos são da década de 60, e têm causado picos e falta de energia frequentemente. Além disso, o poço artesiano do qual dispomos atualmente está em uma área inundável, a 800 metros de distância da instituição. Nosso consumo de água é muito grande: são, em média, 230 quilos de roupas lavadas por dia, sem contar os banhos dos 50 idosos que teremos ao todo nos próximos dias”, completou Lêda.
Para o futuro, a intenção da diretoria da Cidade Ozanan é de construir uma nova sede, mais ampla e com instalações modernas e acessíveis, proporcionando mais conforto aos residentes. “Temos o sonho de fazer uma Cidade Ozanan nova. Já conseguimos o terreno, próximo à sede atual, e pretendemos dar início ao projeto em breve. Embora dependamos de muitas pessoas e ações para funcionarmos, nosso intuito é um só: oferecer o máximo de bem-estar ao idoso”, disse o Vice-Presidente da Cidade Ozanan, José Gomes.
A Receita Federal tem como um de seus objetivos incentivar as pessoas, físicas e jurídicas, a doarem parte do Imposto de Renda ao Fundo Municipal do Idoso (Fumid) e ao Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), de acordo com Lelis Carvalho, representante da agência da Receita Federal em Pará de Minas. “Em Pará de Minas, 100% desses recursos do Fumid vão para a Cidade Ozanan. A Receita, nos últimos anos, vem incentivando a população a doar, para que esses valores sejam ainda maiores”, explicou.
Segundo Lelis, a doação pode ser feita durante o ano corrente ou na própria declaração do Imposto de Renda. “Quem doar em 2023, por exemplo, poderá fazer depósitos mensais e apresentar os comprovantes ao conselho respectivo. O conselho, então, informará à Receita sobre os depósitos, e a pessoa que doou fará, no ano seguinte, o ajuste no momento da declaração. Quem não fizer os depósitos durante o ano, poderá, no momento da declaração (normalmente em março ou abril), fazer essa destinação, de até 6% (3% para o FIA e 3% para o Fumid, por exemplo)”, acrescentou o representante da Receita na cidade.
A Cidade Ozanan é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, vinculada ao Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo. Atualmente, conta com 46 beneficiários (17 homens e 29 mulheres), na faixa etária de 63 a 115 anos. Nos próximos dias, mais quatro deverão ser admitidos. Seu quadro de colaboradores conta com 41 funcionários, cinco servidores públicos municipais cedidos pela Prefeitura de Pará de Minas e cinco voluntários.