../app-home/api-modulos/noticias/img/171170/WhatsApp Image 2022-10-27 at 18.08.17.jpeg

Workshop da Saúde Bucal reúne profissionais do setor na Câmara Municipal

Evento integra a Programação de Estudos Permanentes da Secretaria de Saúde

Na tarde do dia 27 de outubro, foi realizado no plenário da Câmara Municipal um workshop sobre saúde bucal. O evento fez parte da Programação de Estudos Permanentes (PEP), coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde. Tendo como referência o Dia do Dentista, comemorado no dia 25 de outubro, o evento reuniu profissionais do setor de saúde bucal, que ouviram palestras sobre planejamento, gestão e saúde mental.

Atualmente, a rede municipal de saúde bucal conta com 43 consultórios odontológicos instalados em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Serviço de Próteses. Em média, mensalmente, são realizados quase 6 mil atendimentos odontológicos na Atenção Primária e cerca de 300 no CEO. O número de próteses ofertadas chega a aproximadamente 80, a cada mês.

Cristiane Berigo, Coordenadora do Setor de Saúde Bucal do Município, explica que a rede conta hoje com 75 servidores, dentre eles 45 dentistas, e o restante dividido entre auxiliares de saúde bucal, técnicos de saúde bucal, técnicos administrativos e auxiliares de serviços gerais. Segundo ela, a UBS de referência é a porta de entrada para o usuário que deseja realizar um tratamento odontológico. “A pessoa deve procurar a unidade mais próxima de sua casa e agendar uma consulta. Caso ela não tenha esse serviço em sua UBS de referência, ela deverá buscar a UBS Nossa Senhora da Piedade, que atende as áreas descobertas”, ressalta.

Para Cristiane dos Santos Paulino, Referência Técnica de Monitoramento e Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, o workshop tratou da importância de identificar as necessidades da comunidade e reunir dados que possam auxiliar a gestão na avaliação das metas estabelecidas. “Com essas informações, nós conseguimos analisar a eficácia da política que estamos adotando. Assim, podemos planejar e executar melhor as ações, para trazer mais benefícios à população”.

Cristiane Paulino destacou também a reestruturação dos consultórios, feita recentemente, que incluiu a aquisição de novos equipamentos. “Foi uma exigência da Vigilância Sanitária, que instituiu novas normas a partir da pandemia. O objetivo é fazer com a população e os profissionais de saúde tenham mais segurança durante os atendimentos”, acrescenta.

Participante do workshop, o dentista Fernando Amaral Moreira Guimarães, que atua na UBS do bairro Belvedere, afirma que ser dentista na rede pública significa trazer de volta a dignidade das pessoas. “A pessoa muitas vezes não tem condições de se tratar na rede particular. E os dentes não servem apenas para mastigar. Eles estão ligados à autoestima da pessoa. Então, frequentemente eu ouço de alguém que ele não consegue arrumar um emprego porque o dente ‘é feio’. Mas ele não é necessariamente feio, pois pode estar apenas mal cuidado”.

De acordo com Fernando, o tratamento odontológico é, muitas vezes, uma solução social para o indivíduo. Ele também reforçou a importância da PEP para todas as áreas da saúde pública, já que ela traz atualizações relevantes para os profissionais envolvidos. “Durante esses eventos, temos a chance de discutir com os outros profissionais e trazer problemas, o que gera conhecimento para nós e favorece, no fim das contas, a população”, completa o dentista.