../app-home/api-modulos/noticias/img/171169/DSC_2729.JPG

Coral de Vozes da Terceira Idade é inaugurado no Centro de Convivência dos Idosos

Projeto EnCantar é uma parceria entre o CCI e a Cidade Ozanan

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social inaugurou, na manhã da última quinta-feira (27), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), o Projeto EnCantar – Coral de Vozes da Terceira Idade. O projeto é uma parceria entre o CCI e a Cidade Ozanan, e conta com recursos advindos do Fundo Municipal do Idoso (Fumid). Os encontros acontecem às terças e quintas-feiras, no CCI e na Cidade Ozanan, e terão a duração total de um ano.

De acordo com o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Flávio Medina, o EnCantar é o primeiro projeto inaugurado, dentre os vários contemplados com recursos do Fumid. No caso do EnCantar, foram destinados mais de R$ 170.000,00. “Após a publicação do edital e a apresentação de todos os projetos, uma comissão julgadora definiu quais receberiam os recursos. São diversas instituições, que poderão transformar vidas com suas ideias”, explicou o Secretário.

Assim como Flávio Medina, a Coordenadora do CCI, Franciele Lima, mostrou-se empolgada com o potencial do EnCantar em promover o bem-estar e a socialização dos idosos. Para ela, é uma grande alegria poder inaugurar o projeto. “Além da música, são trabalhadas questões corporais, com cirandas. O professor Gilmar tem lidado de uma forma muito carinhosa com esses idosos, trazendo a música para a vida deles”, disse Franciele.

Gilmar Iria é professor de música e maestro do Coral do Projeto EnCantar. Segundo ele, nos dias das aulas, a turma é dividida, já que pela manhã elas são realizadas no CCI, e na parte da tarde na Cidade Ozanan. Ele também ressaltou a emoção sentida pelos idosos e por quem esteve presente à inauguração do projeto. “É nítido que há uma melhora na parte cognitiva e motora dos alunos. Observamos neles a questão do afeto, que pôde ser percebida por quem esteve aqui hoje acompanhando a apresentação. Foi algo emocionante e muito bonito”, frisou o maestro.

A Presidente da Cidade Ozanan, Lêda Gonçalves, afirmou que um dos objetivos do EnCantar é fortalecer os vínculos entre os próprios idosos e entre eles, seus familiares e a comunidade em geral. Ela observou que nem todos podem cantar, devido a comorbidades, mas, mesmo esses, não deixam de acompanhar as aulas. “Os encontros começaram no dia 4 de outubro, portanto já temos quatro semanas de projeto. Ao estar presente aos encontros às terças e quintas, posso notar o quanto eles são bons para os idosos. Alguns ficam apenas observando e batendo palmas, mas todos se divertem. A música é boa para a memória afetiva, para a voz e para o aparelho respiratório, além de ser uma importante ferramenta de socialização”, disse Lêda.