../app-home/api-modulos/noticias/img/171168/WhatsApp Image 2022-10-27 at 18.35.49.jpeg

Subida Rosa ao Cristo marca o fim do mês de conscientização sobre os cuidados com a saúde da mulher

Atividades físicas encerraram a campanha Outubro Rosa no Município

No dia 26 de outubro, última quarta-feira do mês, a Subida Rosa ao Cristo marcou o encerramento da campanha Outubro Rosa, da Secretaria Municipal de Saúde. No mirante do monumento histórico e turístico de Pará de Minas, diversas atividades de promoção da saúde foram realizadas e atraíram a população. Ao longo de todo o mês de outubro, várias ações foram feitas para chamar a atenção para a necessidade de cuidados com a saúde das mulheres, especialmente com relação à prevenção ao câncer de mama.

Wagner Magesty, Secretário Municipal de Saúde, diz que o mês já está consolidado como um dos mais importantes em matéria de cuidado preventivo. “Fechamos este ciclo aqui no Cristo e, se fizermos um balanço, veremos que ultrapassamos as metas estabelecidas de mamografias e exames preventivos feitos em 2022. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Segundo o Secretário, o público feminino aderiu à campanha. Ele espera que os homens também tenham a mesma consciência, com a chegada do “Novembro Azul”, que busca conscientizar o público masculino sobre a importância dos cuidados com a saúde. “As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão abertas para a marcação de exames. Tenho certeza que teremos o mesmo êxito nas próximas campanhas, e que os números serão tão favoráveis quanto foram agora em outubro”, completou Wagner.

A Enfermeira e Coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher, Lilian Luce, destacou que as ações de cuidado com a saúde feminina acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas em outubro, com uma programação especial. “Pudemos planejar as ações em outubro de modo que as mulheres procurassem as UBSs e se informassem sobre vários temas, ou seja, não apenas para fazerem os exames preventivos, mas para cuidarem da saúde de maneira integral”, disse Lilian.

Elizabeth Moreira Castilho, estudante de Enfermagem, foi uma das mulheres presentes ao evento, que ela viu como uma ação importante para estimular a atividade física e, consequentemente, trazer benefícios à saúde. “Muitas vezes, as mulheres não praticam essas atividades, por falta de tempo ou outras razões. Vendo todas essas mulheres aqui, percebemos que foi tudo bem organizado e o objetivo de estimular o cuidado com a saúde foi atingido”, observou Elizabeth.

A maratonista Maria Aparecida Miranda Batista, que também compareceu à Subida Rosa ao Cristo, foi outra a destacar a importância do esporte para a saúde e o bem-estar. Ela, que tem 63 anos de idade, foi correndo, do bairro Serra Verde, onde mora, até o Cristo. “Já faz muitos anos que pratico esporte e sou corredora de rua. Então, fiz questão de vir prestigiar e dar uma força às pessoas para que se cuidem e se valorizem”, afirmou Maria Aparecida.