../app-home/api-modulos/noticias/img/171166/DSC_2683.JPG

Equipe da Assessoria de Defesa Social do Município é apresentada na Prefeitura

Guarda Municipal e Defesa Civil compõem o novo órgão

Na manhã da última segunda-feira (24), o Prefeito Elias Diniz anunciou a criação da Assessoria de Defesa Social de Pará de Minas, e apresentou a equipe que atuará no órgão, que inclui a Guarda Civil Municipal e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O Tenente-Coronel da Polícia Militar Fábio Luiz dos Santos foi nomeado Assessor de Defesa Social e será o responsável pela coordenação, dentro do sistema, pelas atividades de segurança pública a serem realizadas pela Guarda Civil Municipal e pelas ações correlatas à Defesa Civil Municipal. A Assessoria será diretamente subordinada ao Gabinete do Prefeito.

Assume o comando da Guarda Civil Municipal Moacir Geraldo Souza, que será auxiliado imediatamente pelo Subcomandante da Guarda Civil Municipal, Israel Maykon Moreno da Silva. Ambos já exerceram atividades de comando junto a Guardas Municipais em outros municípios. Ainda dentro do comando da Guarda Civil Municipal, em funções relacionadas aos controles interno e externo da atividade, assumem o Subtenente da Polícia Militar Wilton Maurício Romualdo, como Corregedor da Guarda Civil Municipal, e a Ouvidora da Guarda Civil Municipal, Simone Gischewski Arifa.

Já no âmbito da Defesa Civil Municipal, foi empossado, como Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, o Capitão Edson Cecílio da Silva. Ele será auxiliado pelos também empossados 2º Tenente Amílton Eustáquio Ferreira (Chefe de Operações e Resposta a Desastres) e 2º Sargento BM QPR Douglas de Almeida da Costa (Chefe de Prevenção e Minimização de Desastres).

“Todo cuidado é pouco, já que estamos entrando no ‘ciclo das águas’”, afirmou o Prefeito Elias Diniz, referindo-se ao período chuvoso. Segundo o Prefeito, os colaboradores da Defesa Civil empossados começarão a fazer um mapeamento das áreas de risco existentes no Município. “Eles farão um planejamento voltado à identificação de situações em que pessoas possam estar em risco durante as chuvas. Serão identificadas também áreas que podem ser alagadas e residências com algum tipo de problema em sua estrutura. A partir daí, junto com a equipe de engenheiros, poderão fazer laudos e publicar decretos de emergência”.

Elias Diniz citou ainda a possibilidade de a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizar um levantamento das residências existentes na região do Córrego São Geraldo, local onde frequentemente há alagamentos e deslizamentos devido às chuvas. “Esse levantamento terá o objetivo de transformar a região em um parque linear. As pessoas poderão ser retiradas de suas casas, e novas residências serão oferecidas, dentro de um programa habitacional em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social”.

Quanto à implantação da Guarda Civil Municipal, o Prefeito salientou que ela tem um papel multifinalitário, que auxiliará as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros em Pará de Minas. “Ela trabalhará com questões envolvendo o trânsito, mas também questões ambientais, fiscais e, até mesmo, atuando nas escolas”, explicou Elias Diniz.

O Assessor de Defesa Social, Tenente-Coronel Fábio Luiz dos Santos, disse que a Prefeitura avaliou a necessidade de expandir o conceito de segurança pública no Município. Assim, foi criada a Defesa Social, que engloba a Defesa Civil e a Guarda Municipal. “Recentemente, foram publicadas duas leis que tratam da Defesa Civil e da reestruturação da Guarda Municipal. Agora, com a nomeação dos responsáveis por essas duas equipes, nós temos condições de iniciar um trabalho efetivo em prol da segurança pública em nosso Município”, ressaltou o Assessor de Defesa Social.

A Guarda Municipal estará sediada, a princípio, no Terminal Rodoviário. O local foi escolhido por ser de fácil acesso e por permitir o contato direto entre a equipe da Guarda e a população. De acordo com o Tenente-Coronel Fábio Luiz, ainda não há previsão de quando ela entrará em funcionamento nas ruas, uma vez que primeiramente é necessário capacitar a equipe para as operações.