../app-home/api-modulos/noticias/img/171148/IMAGEM (78 de 96).jpg

Pará de Minas sedia Festival Paralímpico pela segunda vez

 

Evento proporciona vivência em modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos

 

Pará de Minas recebeu, pela segunda vez, o Festival Paralímpico Loterias Caixa. O evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que surgiu em 2018 com o intuito de oferecer a crianças deficientes do território nacional a experiência de vivenciar algumas das modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social dessas crianças por meio do esporte. 

O Festival aconteceu no último sábado (24), na quadra Professor Daniel de Oliveira Barbosa, e teve a participação de mais de 60 crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, com necessidades especiais, como autistas, cadeirantes e jovens com dificuldade auditiva. Os participantes eram das Apaes de Juatuba, São José da Varginha, Martinho Campos e Pará de Minas.

Para o Chefe de Esporte Especializado e Competição da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, Jackson Faustino, foi um momento para eles conhecerem os instrumentos esportivos da cidade e se divertirem. “Tivemos jovens com diversas deficiências, e todos participaram e conheceram um pouco de cada modalidade oferecida, como tênis de mesa, badminton e goalball. Foi um momento de muita diversão, carinho, amor e, o mais importante, foi ver o sorriso estampado no rosto de cada jovem que esteve aqui”, afirmou.

“Estes momentos são muito importantes para os nossos alunos, pois proporcionam a eles a interação com as demais crianças que têm outras deficiências. É a primeira vez que estamos participando e está sendo muito válido para eles, já que estão conhecendo novas modalidades esportivas. É muito gratificante ver a alegria deles”, ressaltou a Coordenadora da Apae de São José da Varginha, Jaíne Bessa.

Estiveram presentes também pais e voluntários de outras cidades, que falaram um pouco da experiência das crianças e adolescentes em participarem do Festival Paralímpico. “É muito gratificante poder proporcionar esta experiência e ver a alegria no rosto deles”, disse a Monitora da Apae de Martinho Campos, Amanda Cristina. “É a segunda vez que meu filho participa e é uma ótima experiência, que ajuda no desenvolvimento dele”, disse Andreia Tomáz, que é mãe de José Magno, portador de deficiência física. 

O Festival Paralímpico Loterias Caixa aconteceu, simultaneamente, em 105 cidades do Brasil. Ele é realizado no mês de setembro devido à celebração do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e do Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

 

 

Compartilhar notícia