../app-home/api-modulos/noticias/img/171134/WhatsApp Image 2022-08-26 at 16.30.37.jpeg

Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos termina neste sábado (27) na zona urbana

 

Tutores poderão levar seus animais de estimação a qualquer UBS

 

Está chegando ao fim a Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação começou no último dia 15, e acontece até o próximo sábado (27), com a aplicação das doses em todas as UBSs da zona urbana. Durante o período de imunização, equipes de vacinadores estão percorrendo distritos e localidades do Município para a promoção da campanha. Na zona urbana, o primeiro dia de vacinação ocorreu no último sábado (20) e o segundo e último será no próximo sábado (27), das 8h às 16h. 

Na zona rural, a vacinação terminou nessa quinta-feira (25), com a aplicação das doses nos povoados de Guardas e Muquém. Um cronograma foi feito para que todas as localidades pudessem ser contempladas. De acordo com o Médico Veterinário do CCZ, Oscar Leitão, Pará de Minas possui cerca de 26 mil cães e gatos domiciliados, conforme o último censo realizado. “Considerando os dados dos dois últimos anos, a previsão é de que vacinemos cerca de 14 mil animais. Até o momento, estamos muito satisfeitos com os resultados, pois a quantidade de animais imunizados está superando nossas expectativas”, diz.

A raiva é uma doença grave, que causa 100% de letalidade, tanto em cães e gatos quanto nos seres humanos. Segundo Oscar, a vacinação dos animais é importante, já que cria uma barreira, impedindo que a doença chegue aos seres humanos. “Todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem ser imunizados, exceto os animais que estiverem doentes ou com grandes infestações de pulgas ou carrapatos, pois a vacina pode piorar o quadro deles, além de não fazer o efeito esperado”, completa o Médico Veterinário.

Diversos profissionais da rede municipal de saúde estão empenhados na campanha. Além de médicos veterinários, as equipes contam com enfermeiros, técnicos em enfermagem, especialistas em imunização, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde.

Compartilhar notícia