../app-home/api-modulos/noticias/img/171133/WhatsApp Image 2022-08-21 at 13.15.49.jpeg

17° Encontro Regional de Bandas agita manhã de domingo na cidade

Evento reuniu seis bandas, que desfilaram pelo Centro e se apresentaram ao público

Na manhã do último domingo (21), a Prefeitura de Pará de Minas realizou, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, o 17° Encontro Regional de Bandas. Participaram do evento a Banda de Música Lira Santa Cecília e a Banda Musical Estudantil do Caic, de Pará de Minas, além de bandas de Itaúna, Nova Serrana e Pitangui. Os grupos se concentraram no Museu Histórico, de onde saíram em desfile até a Praça Torquato de Almeida, para as apresentações individuais.

Para o Prefeito Elias Diniz, que esteve presente ao evento, o encontro valoriza os artistas locais e regionais, resgatando a “mineiridade”. “O Encontro de Bandas remete ao passado, mas também representa o presente e o futuro, com o talento destes músicos. Nos acostumamos a ver as bandas passarem por nossas ruas, sempre abrilhantando com suas fanfarras. Portanto, trazer isso para um domingo matinal é muito agradável”, observou o Prefeito.

Promover um encontro de bandas é manter viva a tradição, de acordo com Andréia Xavier Paulino, Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional. Ela diz que a realização do encontro foi muito pedida pela população, que preza pela manutenção das tradições locais. “Um mundo sem música seria um mundo bem mais triste. Então, hoje a Secretaria está em festa por poder fazer esse evento tão importante, recebendo cidades vizinhas e um público que compareceu em massa, inclusive com crianças e idosos”, disse Andréia.

Assim como a Praça Torquato de Almeida é um bem tombado pelo Município de Pará de Minas, a Banda Lira Santa Cecília é um bem imaterial tombado. “Temos de destacar também o excelente trabalho feito pela Banda Musical Estudantil do Caic”, completou a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional.

O 17º Encontro de Bandas tem um significado especial, de acordo com Fernando Stringuetta, Regente da Banda de Música Lira Santa Cecília. Segundo ele, poder retornar após um período complicado da pandemia é gratificante. “Ficamos impedidos de realizar os encontros presenciais durante dois anos. São muitas pessoas que não puderam se ver. Hoje, aqui, são seis bandas, com uma média de 30 integrantes cada, além do público. A música contagia, faz vibrar o corpo e promove uma sensação única. É importante preservar essa cultura e incentivar para que ela só cresça”, ressaltou Fernando.

Já o Regente da Lira Musical São Sebastião, de Nova Serrana, João Evaristo Silveira Júnior, enfatizou a motivação que o evento dá aos músicos, principalmente aos mais jovens. A banda esteve presente ao Encontro de Bandas de Pará de Minas em outras 14 edições. “Estamos com uma turma nova, repleta de crianças. Isso é renovação. Após a pandemia, é uma oportunidade de eles mostrarem seus talentos, provando que essa cultura nunca vai morrer. É sempre uma alegria poder participar”, celebrou João Evaristo.