../app-home/api-modulos/noticias/img/171116/feed_exp_imprensa.png

Exposição A Imprensa de Pará de Minas já está aberta para visitação no Museu

Mostra conta a história dos veículos de comunicação da cidade

O Museu Histórico de Pará de Minas abriu, no último dia 21, a exposição A Imprensa de Pará de Minas. Autoridades e representantes de diversos veículos de comunicação locais estiveram presentes à cerimônia de abertura da mostra, que conta a história da imprensa na cidade, de 1894 até os dias atuais. Ela ficará aberta para visitação do público até o dia 26 de agosto, sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 12h.

A Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino, reforçou o papel da imprensa de levar informação de credibilidade à população. Segundo ela, Pará de Minas sempre teve uma imprensa muito atuante e presente. “É com muita honra e prazer que abrimos esta exposição. Convidamos a todos para prestigiarem, para que conheçam e valorizem cada dia mais o trabalho dos veículos de comunicação da cidade”, disse a Secretária.

A Diretora do Museu Histórico, Isabel Faria, afirma que a imprensa tem um papel fundamental na história de Pará de Minas, uma vez que produziu um acervo que ajuda a resgatar e contar a história da cidade. “Além dos diversos jornais impressos que já tínhamos, a pesquisa realizada para a exposição foi importante para trazer mais materiais para nosso acervo. Em contato com toda a imprensa da cidade, vimos que sempre havia quem possuísse algo para agregar à exposição”, contou a Diretora.

A importância da imprensa na orientação da população foi destacada pelo Prefeito Elias Diniz. Para ele, o jornalismo exerce uma função relevante ao verificar e transmitir informações confiáveis. “No momento de pandemia que passamos, por exemplo, a imprensa tem sido fundamental para evitar a disseminação das chamadas fake news. Os jornalistas assumiram o compromisso e também são responsáveis por salvar vidas. Por isso, estão de parabéns”, ressaltou o Prefeito.

Os comunicadores pará-minenses desenvolvem seu trabalho com maestria, responsabilidade, amor e entrega, de acordo com o Vice-Prefeito, Paulo Francisdale. “Tenho orgulho em falar que nós somos dependentes da imprensa para saber o que de fato acontece. Nos melhores e piores momentos da história, podemos contar com o trabalho dos meios de comunicação e seu compromisso com a verdade”, completou o Vice-Prefeito.

O experiente repórter da Rádio Santa Cruz, Amilton Maciel, esteve presente ao evento de abertura da exposição. Visivelmente emocionado, ele agradeceu pela homenagem e pelo reconhecimento do trabalho da imprensa em Pará de Minas. “Estou muito feliz, pois esta exposição valoriza o trabalho árduo do nosso dia a dia, que fazemos com muito prazer. Agradeço ao Museu por tudo que estão fazendo por nós e pelos que terão a oportunidade de acompanhar nossa história através desta exposição”, disse Amilton.