../app-home/api-modulos/noticias/img/171109/WhatsApp Image 2022-06-03 at 12.06.49.jpeg

Junho Violeta alerta para importância da prevenção ao ceratocone

Município oferece tratamento para doença através da Clínica CEO

A campanha Junho Violeta, feita pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 2018, e, atualmente, realizada em vários países, alerta para um problema pouco conhecido: o ceratocone. A doença, que se manifesta nos olhos, no entanto, pode ser grave, e as pessoas devem ficar atentas aos sintomas. Para reforçar a importância da prevenção ao ceratocone, o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, e o médico oftalmologista e proprietário da Clínica CEO (Centro de Excelência em Oftalmologia), Dr. Leonardo Torquetti, falaram sobre a campanha durante coletiva de imprensa realizada no dia 1º de junho, no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A clínica mantém uma parceria com a Prefeitura de Pará de Minas para oferecer gratuitamente à população diversos serviços oftalmológicos especializados.

O ceratocone é uma doença que atinge a córnea. Ela se desenvolve de forma lenta e progressiva, de modo que a pessoa dificilmente percebe sua presença no início. Ela acomete principalmente os adolescentes. “Não costuma levar à cegueira completa, mas pode comprometer significativamente a visão do indivíduo. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces são capazes de evitar que o problema fique maior. Além disso, a tendência é de que quanto mais jovem a pessoa, mais grave a doença e mais frequente deve ser o acompanhamento dela”, diz o Dr. Leonardo Torquetti.

Um dos principais sintomas da doença é o desconforto com a presença de luz. Outra possível manifestação é a alergia nos olhos, que provoca uma coceira frequente. “Esse é um dos principais fatores de risco para a evolução da doença. Coçar os olhos pode ser muito prejudicial para qualquer pessoa, mas principalmente para o paciente com ceratocone”, afirma o médico. Ele explica que é sempre importante realizar exames se houver desconforto e, em caso de suspeita de ceratocone, um exame específico, chamado topografia da córnea, deve ser feito.

O tratamento mais indicado, em caso de evolução da doença, de acordo com o médico, é uma cirurgia chamada “implante de Anel de Ferrara”. “É um procedimento tranquilo, pouco invasivo e muito seguro”, diz. Há ainda a possibilidade de realização de um transplante de córnea. Este é indicado quando já existe um avanço grande da doença. “Remove-se a córnea doente e implanta-se a de um doador. A recuperação é mais lenta, mas o resultado, de modo geral, também é muito bom”, completa o Dr. Leonardo Torquetti.

É importante que o tratamento do ceratocone seja disponibilizado pelo Município, pois, até há pouco tempo, esse serviço não existia em Pará de Minas por meio do SUS, segundo o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty. “Temos uma parceria extremamente exitosa com o CEO, não só para tratamento do ceratocone, mas de várias doenças oculares. É fundamental garantir o acesso dos pacientes, que são encaminhados através do TFD, após a classificação do problema”, observa.

O Secretário de Saúde afirma ainda que a existência de uma instituição como o CEO na cidade é um privilégio, uma vez que ela é reconhecida a nível nacional. “Poder oferecer esse serviço através do SUS é gratificante pra nós e, principalmente, pro usuário, que tem condições de utilizar um serviço de qualidade”, frisa Wagner Magesty.