../app-home/api-modulos/noticias/img/171101/subida-rosa_2022_feed.png

Rumo ao Outubro Rosa começa nesta quarta (1) com subida ao Cristo Redentor

Ação da Secretaria de Saúde reforça a necessidade de atenção constante à saúde da mulher

A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está preparando uma série de ações de divulgação dos serviços ofertados para a prevenção e promoção da saúde da mulher. Trata-se do Rumo ao Outubro Rosa, que será lançado nesta quarta-feira (1), às 17h, com a subida ao Cristo Redentor (a partir da escadaria) e uma aula de dança com o Educador Físico Washington Ferreira. O assunto foi pauta de coletiva de imprensa realizada na manhã da última quarta-feira (25), na sala de reuniões do AME.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Wagner Magesty, a iniciativa busca enfatizar que a preocupação com a saúde da mulher deve ser diária, e não apenas durante o Outubro Rosa. “Devemos nos esforçar para diminuir o número de casos de câncer de mama e de colo de útero. Com medidas simples e ações preventivas, nós podemos combater esses males”, disse.

Wagner ainda ressaltou que a Secretaria de Saúde vem aumentando a cada dia a quantidade de exames preventivos ofertados às mulheres. “Tínhamos uma média de 140 exames realizados por mês, mas a meta era 450. Já no mês de março deste ano, atingimos a marca de 540. No caso das mamografias, antes as mulheres tinham de se deslocar a outros municípios para fazê-las. Hoje, elas podem fazer aqui no AME. No entanto, vimos a procura diminuir neste ano. A população deve ficar atenta, pois temos uma meta a cumprir”, observou o Secretário.

O câncer de colo de útero é rastreado através do exame preventivo feito nas UBS’s, enquanto a mamografia é realizada via setor de regulação, após solicitação nas UBS’s, como explicou a Referência Técnica da Atenção Primária à Saúde, Mariana Viegas. “A Atenção Primária trabalha muito com prevenção e promoção, que é a melhor forma de se ter saúde. Para a prevenção do câncer de colo de útero, nós temos na rede a vacina contra o HPV, ofertada para meninas de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos de idade”, acrescentou Mariana.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que alerta a população feminina para a necessidade do autocuidado. As mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem redobrar a atenção, pois a incidência de casos nessa faixa etária é maior, de acordo com a Coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher, Lílian Luce. “Convidamos toda a população a comparecer ao Cristo no dia 1º, para reforçarmos o recado de que o Outubro Rosa deve ser lembrado durante o ano todo”, afirmou.

Lílian ainda observou que o atendimento nas UBS’s está plenamente conectado à Atenção Secundária. “Se existe alguma alteração no exame, a paciente é encaminhada ao AME, onde será acompanhada por um mastologista ou ginecologista, para dar sequência ao tratamento. Não temos atrasos na mastologia. Assim que uma alteração no exame é detectada, a consulta já é marcada para a semana seguinte”, completou a Coordenadora da Atenção à Saúde da Mulher.

“Mobilizar apenas uma vez por ano não é o suficiente e não alcança o número de pessoas desejado”, segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a vereadora Márcia Marzagão. Para ela, é preciso que as mulheres informem-se cada vez mais e mantenham seus exames em dia. “Praticamente todas as doenças detectadas em sua fase inicial têm grande chance de cura, então é importante que, além de se cuidarem, as mulheres sejam agentes de informação, para atingirem as outras também”, completou a Presidente do Conselho.