../app-home/api-modulos/noticias/img/171353/WhatsApp Image 2024-04-23 at 16.06.25.jpeg

Vacinação contra a gripe vai até o dia 31 de maio

 

Imunização é de extrema importância para prevenir complicações respiratórias

 

A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) teve início em 25 de março deste ano, com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de alcançar 90% dos grupos prioritários. No entanto, a adesão dos pará-minenses tem sido considerada muito baixa, com apenas 21% do público-alvo imunizado até a última quinta-feira, dia 18 de abril.

A vacinação contra a gripe é fundamental para reduzir a circulação do vírus e prevenir complicações graves, como pneumonia, sinusite e problemas cardíacos, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A baixa cobertura vacinal representa um risco para a saúde pública, tornando essencial que mais pessoas sejam alcançadas pela campanha.

Podem vacinar-se idosos com 60 anos de idade ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, professores do ensino básico e superior, trabalhadores da saúde, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e povos Indígenas. 

Segundo a Enfermeira Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, com a queda das temperaturas aumenta a circulação do vírus, por isso a vacinação é de extrema importância para prevenir complicações respiratórias, que podem resultar em óbito. “No último dia 13, foi realizado o ‘Dia D’, com a operação de seis unidades. Apesar dos esforços em mobilizar uma equipe dedicada, a procura neste dia ficou aquém das expectativas estabelecidas”, afirmou. 

O Município dispõe de 25 salas de vacinação, com o funcionamento de 7h30 às 15h30, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de maio.

Compartilhar notícia