../app-home/api-modulos/noticias/img/171201/WhatsApp Image 2023-01-04 at 16.12.02.jpeg

Aspirantes à Guarda Civil Municipal participam de Workshop com outros órgãos de segurança

Evento integra o Curso de Formação dos Integrantes da GCM, que acontece no Chicão no prédio da antiga Unincor

Na manhã do dia 4 de janeiro (quarta-feira), no Chicão, foi realizado um Workshop para apresentação das instituições de segurança pública aos aspirantes à Guarda Civil Municipal. O evento faz parte do Curso de Formação dos Integrantes da GCM, e contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil (incluindo agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais - CORE), Polícia Penal e Corpo de Bombeiros.

Durante o Workshop, os aspirantes receberam instruções sobre o funcionamento das instituições e interagiram com os membros das corporações que estiveram no local. Segundo o Tenente-Coronel Fábio Santos, Assessor de Defesa Social, essa interação é necessária, uma vez que são instituições com as quais a Guarda Municipal trabalhará. “Queremos que os laços dessas corporações com a nossa nascente Guarda Municipal sejam estreitados. Assim, a parceria com eles será efetiva”.

De acordo com o Comandante da Guarda Civil Municipal, Moacir Souza, a principal função da Guarda é a prevenção. Por isso, é fundamental que o trabalho esteja alinhado com os outros órgãos de segurança pública. “Muitas vezes, vamos nos deparar com uma ocorrência antes dessas instituições. Conhecendo o funcionamento e a estrutura delas, seremos capazes de saber como proceder em cada situação”.

O Delegado da Polícia Civil Carlos Henrique Bueno considera muito importante a vinda da Guarda Civil Municipal a Pará de Minas. Para ele, será um grande apoio, nas ruas, ao trabalho da Polícia Civil. “Costumo dizer que são parte dos nossos olhos nas ruas, já que fazemos um trabalho investigativo e não aparecemos muito. É com prazer que trazemos nossas equipes hoje aqui, fazendo a demonstração do nosso trabalho, e contamos com a Guarda daqui a alguns meses para nos auxiliarmos”.

A segurança pública está cada dia mais integrada, segundo o Diretor-Geral da Penitenciária Dr. Pio Canedo, Marcelo Barbosa. “A presença da Guarda só trará frutos para a Penitenciária e para o sistema como um todo. Então essa parceria será de suma importância para a segurança da sociedade pará-minense”.

O 2º Sargento da Polícia Militar Gustavo da Silva Rodrigues ressaltou a necessidade de uma troca de conhecimentos como a realizada no Workshop. Ele se disse feliz por poder auxiliar os novos aspirantes com um pouco da experiência da PM. “Todos os órgãos têm suas missões e funções específicas, mas eles somam-se e não são concorrentes. Então, estaremos sempre dispostos a ajudá-los no que for preciso”.

“A população estará muito bem servida com a Guarda”, afirmou o Cabo do Corpo de Bombeiros Paulo César Machado Rezende. Ele acredita que a presença de mais um órgão de segurança no Município proporcionará uma efetividade maior no serviço dos Bombeiros. “A Guarda estará o tempo todo nas ruas, onde as ocorrências acontecem. Então, a interação entre as instituições permitirá uma resposta mais rápida”, completou o Cabo.