../app-home/api-modulos/noticias/img/171186/WhatsApp Image 2022-12-27 at 15.43.24.jpeg

Defesa Civil Municipal orienta população sobre riscos decorrentes das chuvas

 

Órgão tem adotado medidas preventivas e monitorado a situação na cidade

 

Diante das chuvas intensas ocorridas em Pará de Minas e região nos últimos dias, além da previsão para os próximos dias, a Coordenadoria Municipal de Defesa e Proteção Civil vem atuando de maneira preventiva em Pará de Minas, vistoriando locais onde há algum risco ou adotando estratégias de ação em caso de emergências. Janeiro é, historicamente, o mês com o maior número de acionamentos da Defesa Civil. Por isso, há um alerta em curso, desde o dia 1º, e um monitoramento diário vem sendo feito pelo órgão.

Segundo o Capitão Edson Silva, Coordenador Municipal de Defesa e Proteção Civil, a atuação preventiva do órgão é fundamental para evitar problemas como os verificados nos últimos anos durante o período chuvoso. Ele também reforça a necessidade de atenção às orientações fornecidas pela Defesa Civil, que tem atuado de maneira integrada às secretarias municipais. Uma das ações preventivas tomadas recentemente foi a instalação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), no Distrito de Carioca. 

A reunião realizada no dia da instalação contou com a presença de representantes da comunidade, Guarda Civil Municipal de Pará de Minas, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e representantes da empresa Santanense, responsável pelo “barramento” da represa do Carioca. O NUPDEC visa levar orientações de segurança voltadas para a prevenção e autoproteção a fatos relacionados à Defesa Civil, tais como: inundações, enchentes, deslizamentos de massa, quedas de taludes/barrancos ou acidentes químicos e biológicos. “Estamos trabalhando sabendo que algumas situações podem acontecer, mas buscando minimizar os riscos e passando tranquilidade à população”, disse o Capitão.

Na zona urbana, alguns locais costumam ser mais propensos a sofrerem com alagamentos. O Coordenador da Defesa Civil cita como exemplos a Avenida Presidente Vargas, a Praça Torquato de Almeida, a Avenida Argentina e a Avenida Ovídio de Abreu, próximo ao “Stop Shop”. “Nós orientamos a população para que não passem por esses locais em caso de chuva forte. Aguardem até que a chuva diminua e a água baixe. A água tende a subir muito rápido e, da mesma forma, tende a baixar”, explicou. 

Ele alerta também para os problemas decorrentes do solo encharcado, como o aparecimento de trincas ou barulhos incomuns nas residências. Além disso, é preciso ficar de olho caso haja dificuldades ao fechar portas e janelas. “Se perceber algo estranho, a pessoa deve acionar imediatamente a Defesa Civil, para que possamos comparecer ao local e realizar uma verificação. Se perceber um risco iminente de desabamento, a pessoa deve deixar sua residência imediatamente, acionar a Defesa Civil e, apenas após uma vistoria completa e a autorização da Defesa Civil, ela poderá retornar ao imóvel”, ressaltou o Capitão Edson.

Em caso de emergência, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone de plantão da Defesa Civil: (37) 9 9825-2049. As solicitações podem ainda ser encaminhadas à Ouvidoria Municipal, através do aplicativo oficial da Prefeitura. Para baixá-lo, basta procurar por “Prefeitura Pará de Minas” na loja de aplicativos do Android ou iOS. A Ouvidoria também pode ser contatada pelo telefone (37) 3233-5610 ou pelo Whatsapp, através do número (37) 9 9979-5428.

Compartilhar notícia