Selo comemorativo aos 10 anos do Teatro Municipal é apresentado durante evento
Noite contou também com apresentações de grupos teatrais da cidade
Na noite da última sexta-feira (11), aconteceu no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida o lançamento oficial do selo comemorativo aos 10 anos do espaço cultural. O evento, promovido pela Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, teve apresentações artísticas dos grupos de teatro Iluminartt, Reverso, Cientistas da Cena e Art Phoenix, além de um monólogo do ator Rony Morais.
O evento marcou o início das comemorações ao aniversário de 10 anos do Teatro. Até dezembro (mês do aniversário), o local receberá outros espetáculos, como conta a Secretária Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Andréia Xavier Paulino. “Nós teremos festival de cinema, de cenas curtas, várias apresentações musicais e de dança. Podemos esperar uma agenda bem completa para este ano”.
Andréia se disse feliz por poder ver o público de volta à casa de espetáculos, mas ressaltou que durante o período em que a presença de pessoas estava proibida, o Teatro não deixou de ser utilizado. "Durante a fase mais crítica da pandemia, estávamos gravando aqui. O Teatro não parou. Fizemos eventos gravados e transmissões ao vivo pelo YouTube. Mas o público realmente faz toda a diferença. Sem ele, o Teatro fica vazio, frio e triste”, completou a Secretária.
Já o Diretor do Teatro, Guilherme Diniz, classificou a noite como histórica, não só para a arte teatral, mas para toda a cultura pará-minense. Ele diz que a existência do local era um sonho antigo de muitas pessoas na cidade. Além disso, exaltou a presença dos grupos teatrais ao evento de lançamento do selo. “Conseguimos reunir, de uma maneira singular, todos os grupos de teatro da cidade, em uma única noite. Eles puderam mostrar um pouquinho do seu talento e do seu repertório, compartilhando suas habilidades cênicas com o público. Acho que é um momento que sela esse reencontro das pessoas com o Teatro, para dar início às nossas comemorações”, afirmou o Diretor.
O primeiro grupo a se apresentar no evento foi o Reverso, com uma cena inspirada no espetáculo Poesia com Cachaça. Em seguida, subiram ao palco os atores do grupo Art Phoenix, com a cena curta Masculinidades, convidando o público a uma importante reflexão social. Depois foi a vez dos Cientistas da Cena, a mais jovem companhia teatral da cidade, que apresentou uma cena curta com trechos da peça do teatro absurdo Esperando Godot. Na sequência, o grupo Iluminartt divertiu a todos com sua cena curta A Telemarketing. Por fim, o ator Rony Morais, em seu cômico monólogo, contou de um modo peculiar a história do Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.