../app-home/api-modulos/noticias/img/171045/WhatsApp Image 2022-03-16 at 11.51.30.jpeg

Prefeitura faz testes de asfalto ecológico na estrada de Limas

 

Produto aplicado no solo promete melhorar as condições de manutenção das vias rurais

 

A Prefeitura de Pará de Minas realizou, nos dias 9 e 10 de março, testes de aplicação do chamado asfalto ecológico. O projeto piloto, trazido ao Município por uma empresa do Paraná, foi colocado em prática na estrada de acesso ao povoado de Limas, próximo à Capela. Foram feitos testes com o tratamento da base, homogeneização e compactação do solo. 

A convite da Prefeitura, gestores públicos de municípios da região e empresários acompanharam os testes da aplicação da nova tecnologia para estabilização de estradas rurais de Pará de Minas, na tarde do dia 10. Além disso, os convidados puderam tirar dúvidas e ouvir explicações da empresa responsável sobre o funcionamento do sistema. O Prefeito Elias Diniz também teve a oportunidade de expor aos presentes os motivos pelos quais decidiu trazer a empresa a Pará de Minas para fazer a demonstração do processo.

O sistema foi conhecido pelo Prefeito durante visita recente ao estado do Paraná. Segundo ele, chamou a atenção da comitiva pará-minense a rigidez do produto e sua capacidade de melhorar as condições de manutenção das estradas rurais. Com isso, ele acredita que a utilização do asfalto ecológico causará um impacto positivo na cidade, não só na economia, mas também em setores como educação e saúde, devido à maior facilidade de tráfego de veículos em estradas mais conservadas.

“Nós temos em Pará de Minas praticamente 1800 quilômetros de estradas rurais, sendo utilizadas diariamente por uma grande quantidade de pessoas. Claro que não vamos conseguir atender imediatamente a todas as comunidades, mas pretendemos estabelecer um programa e implantá-lo por etapas, em determinados trechos”.

O resultado positivo do teste trará, de acordo com Elias Diniz, uma economia maior ao Município, devido à menor necessidade de manutenção proporcionada pelo asfalto ecológico. Apesar do nome, é importante destacar que não se trata de asfalto propriamente dito, mas sim de um produto aplicado à terra, deixando-a mais firme e segura.

“A vida útil deste produto de estabilização é maior. Os riscos de erosão, ou até mesmo a quantidade de poeira levantada são menores, o que dará mais segurança e saúde às pessoas que trafegam pelas estradas rurais. Será benéfico para veículos de pequeno, médio ou grande porte”, completou o Prefeito.

Nazem Bufrem Júnior, Diretor da empresa que realizou os testes, explica que trata-se de um produto superconcentrado, que é misturado à água e depois aplicado no solo. Ele possui certificação de laboratórios reconhecidos pelo Inmetro, garantindo que não haja impactos ambientais após a aplicação.

“A função dele é aglutinar os grãos, eliminar os vazios, dar resistência e impermeabilizar. É ecologicamente correto. Já foi aplicado em diversas cidades do Brasil, com excelentes resultados. E, com a equipe da Secretaria de Obras que temos aqui em Pará de Minas, as chances de dar certo são enormes”, disse o Diretor.

Um dos representantes de Municípios presentes ao evento de apresentação do produto foi Jonathas Morais, que é Engenheiro Civil da Prefeitura de Campo Belo. Segundo ele, Campo Belo possui diversas estradas vicinais e, com as chuvas intensas, o município vem buscando maneiras de otimizar o tráfego nesses locais.

“Durante o período chuvoso, tivemos vários problemas nas vias rurais. Então queremos encontrar soluções para a manutenção dessas vias e para potencializar a economia do município. É uma alternativa ecologicamente correta e com um bom custo-benefício”, afirmou o Engenheiro.

Compartilhar notícia