../app-home/api-modulos/noticias/img/171119/WhatsApp Image 2022-06-26 at 18.35.05.jpeg

VII Semad chega ao fim com circuito esportivo no Parque do Bariri

 

Diversos eventos e ações foram realizados entre os dias 20 e 26 de junho

 

A VII edição da Semad (Semana Municipal de Prevenção ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas) foi encerrada no último domingo (26), com o I Circuito Semad, que levou ao Parque do Bariri esporte e conscientização sobre a importância da qualidade de vida. A ação, realizada durante a manhã, levou um grande número de pessoas ao Parque. Houve práticas de crossfit, ciclismo, caminhada e dança, todas abertas ao público.

“Finalizamos com as atividades físicas, que são um meio de reinserção social do usuário”, afirma a Presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), Viviane Carvalho. “É um meio em que a pessoa se encontra, trabalha sua qualidade de vida e evita o uso e abuso de álcool e outras drogas”, diz. Para ela, a Semad foi importante para levar informação à comunidade, além de capacitar servidores e outros profissionais da saúde quanto ao tratamento ideal do usuário. “Trabalhamos também o empoderamento do usuário frente a sua escolha de não utilizar a substância e, caso ele opte por utilizar, quais os meios disponíveis no Município para ajudá-lo em seu tratamento, se assim ele desejar”, completa Viviane.

Neide Almeida, integrante do Comad, diz que o Conselho teve o cuidado de levar o assunto da prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas à sociedade com responsabilidade. “Acredito que o objetivo tenha sido alcançado. Espero que as nossas discussões ocorram de forma permanente, nas escolas, igrejas e lares, e que não fiquem restritas à Semad. O balanço que fazemos é que a missão foi cumprida”, observa Neide.

A semana foi iniciada, no dia 20, com rodas de conversa em diversas escolas municipais. Já no dia 21, um encontro na Câmara Municipal contou com o testemunho pessoal do vereador Juninho Jr, ex-usuário de drogas, além de palestras de João Paulo Moreira, da Equipe Multiprofissional da Atenção Básica de Pará de Minas, e de Alexandra Maria, Assistente Social especialista em Dependência Química, Referência Técnica da Assistência em Saúde. O encontro ainda teve uma apresentação musical das comunidades terapêuticas. No dia 22, foram feitas rodas de conversa e salas de espera nos equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 

Nos dias 23 e 24, foram realizados dois seminários com o tema Diálogos Intersetoriais sobre Álcool e Outras Drogas. Eles reuniram, na Câmara Municipal, servidores de diferentes setores da Saúde do Município, e houve palestras da Psicóloga Andréa Moreira, da Enfermeira Giselle Faria, da Psiquiatra do Hospital Odilon Berens Cíntia Braga, do Terapeuta Ocupacional Ronaldo Viana e da Cientista do Estado Ettiene Matos.

No sábado (25), foram realizadas blitzes educativas em alguns semáforos da cidade.

Compartilhar notícia